Weby shortcut
banner_capa_3EnGOPE

Conferências

Atualizado em 20/03/18 09:35.

 

Conferência de Abertura: “Ações e Atividades de Inovação Estatística e seus Impactos Culturais, Sociais e Financeiros”

Prof. Dr. Francisco Louzada Neto (USP) (Presidente da ABE -Associação Brasileira de Estatística)

Resumo: A Estatística tem se consolidado com atividade de fomento do progresso científico e tecnológico no Brasil, contribuindo com o setor produtivo para aumentar seu valor agregado por meio do desenvolvimento de metodologias e produtos específicos. Neste contexto, temos observado uma grande inserção de metodologias e produtos estatísticos em processos de inovação, promovendo interação com profissionais dos setores público e produtivo, bem como com a população em geral, o que direciona de forma eficiente a interlocução entre a academia e a indústria. Nessa conferência são apresentados os principais ações e atividades de inovação estatística que temos desenvolvido junto ao Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Industria (CeMEAI), no sentido de aproximar a academia, o setor produtivo e a população em geral. Os impactos sociais, culturais e financeiros de nossas ações e atividades são exemplificados por meio de casos reais de sucesso. Desafios e tendências futuras para a inovação e a transferência de tecnologia em Estatísticas são também abordados.

Conferência CF1:Modelagem de imagens de tecidos usando campos aleatórios de MarkovTrabalho em conjunto com Victor Freguglia Souza

Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia (Unicamp) (Vice presidente da SBM - Sociedade Brasileira de Matemática) 

Resumo: Quando novas tecnologias para tingimento de tecidos são desenvolvidas, um passo extremamente importante é a mensuração da homogeneidade da cor através de imagens digitais. A presença da textura dos tecidos cria uma sofisticada estrutura de dependência na coloração dos pixels o qual não é facilmente acomodada por modelos probabilísticos simples. O campo aleatório que gera a textura pode ser visto como uma mistura de distribuições guiadas por um campo Markoviano oculto.

Conferência CF2: "Atuação do Profissional Estatístico no Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos"

Ms. Alex Felipe Rodrigues Lima (Instituto Mauro Borges)

Resumo: Esta apresentação tem como objetivo, através da exposição de trabalhos, demonstrar a atuação do estatístico em um Instituto de Pesquisa e, nesse caso, a atuação no Instituto Mauro Borges. Essa instituição é responsável pela realização de pesquisas, estudos, avaliação de políticas públicas, acompanhamento da evolução da economia estadual, fornecendo subsídios na área econômica e social para a formulação das políticas estaduais de desenvolvimento do poder público estadual responsável por diversas pesquisas em Goiás. Desse modo, com intuito de motivar os alunos da estatística, serão apresentados alguns trabalhos que foram desenvolvidos, tais como: o Ajuste Sazonal, Índice de Inflação da 3° Idade para o município de Goiânia, Análise do Déficit Habitacional, Avaliação de Eficiência das escolas públicas goianas, Avaliação de Impacto do Programa Um Computador por Aluno, entre outros.

Minipalestra: "As Equações de Langevin"

Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos (UFG)

Resumo: A Equação de Langevin é um importante modelo matemático utilizado para descrever fenômenos físicos, químicos, biológicos, econômicos, entre outros. Nesta minipalestra, será apresentada uma formulação física para a forma clássica dessa equação, bem como os conceitos necessários para entendê-la como uma equação diferencial estocástica. Utilizando uma ferramenta central do Cálculo de Itô, será apontada uma solução dessa equação e algumas de suas propriedades serão exploradas. Tendo como propósito tornar a Equação de Langevin Clássica um modelo mais realístico, será apresentada a Equação de Langevin Generalizada. Esta pode ser estudada quando governada por processos contínuos, como o Movimento Browniano, ou processos com saltos, como algumas semimartingales. Por fim, serão indicadas possibilidades de pesquisa para essas generalizações.

 

Conferência CF3:Processos com lapsos de memória e urnas com duas estratégias de reposição” Trabalho em conjunto com M. González Navarrete

Prof. Dr. Rodrigo Lambert (UFU)

Resumo: Para um processo de urnas contendo bolas vermelhas e azuis, assumimos que há dois jogadores fazendo a reposição das bolas. O jogador 1 (esperto) aplica uma estratégia de Pólya generalizada, enquanto o jogador 2 (bobo) usa uma estratégia i.i.d.. A cada passo, uma moeda é lançada para decidir qual dos dois jogadores vai jogar. Aqui, buscamos verificar o que acontece com a proporção de bolas vermelhas na urna, quando o número de passos tende a infinito. O ataque ao problema usa a noção de processos estocásticos com lapsos de memória.

Conferência CF4: “Spline-based approaches to spatial confounding in spatial linear regression methods for geostatistical data

Prof. Dr. Guilherme Vieira Nunes Ludwig (Unicamp)

Abstract: For spatial linear regression, the traditional approach to capture spatial dependence is to use a parametric linear mixed-effects model. Spline surfaces can be used as an alternative to capture spatial variability, giving rise to a semiparametric method that does not require the specification of a parametric covariance structure. The spline component in such a semiparametric method, however, impacts the estimation of the regression coefficients. In this paper, we investigate such an impact in spatial linear regression with spline-based spatial effects. Statistical properties of the regression coefficient estimators are established under the model assumptions of the traditional spatial linear regression. We also develop a method to choose the tuning parameter for the smoothing splines that is tailored toward drawing inference about the regression coefficients. Further, we examine the empirical properties of the regression coefficient estimators under spatial confounding via a simulation study. A data example in precision agriculture research regarding soybean yield in relation to field conditions is presented for illustration.

Conferência de Encerramento:Estatística e empreendedorismo

Júlio Adolfo Zucon Trecenti (Presidente do CONRE-III)

Resumo:  Estatística é a melhor profissão do mundo. A demanda por estatísticos é tão grande que é comum encontrar profissionais mudando de emprego anualmente. As áreas de atuação também são variadas e envolvem praticamente todos os ramos do conhecimento. O volume e a diversidade das oportunidades revelam o empreendedorismo como uma boa alternativa a formatos usuais de trabalho. Nessa apresentação, levantaremos os principais aspectos a serem considerados para os estatísticos com vontade de empreender. Mostraremos os formatos de negócio e as diferenças entre consultorias tradicionais e startups. No final, discutiremos sobre os maiores desafios colocados, levando em conta o ambiente de negócios atual e as tendências no mundo da ciência de dados. 

Listar Todas Voltar